Pela primeira vez Japão privatiza um sistema de Metrô

Pela primeira vez na história, segundo agências internacionais, uma rede de metrô construída com recursos públicos foi privatizada no Japão. Neste domingo, 1, uma cerimônia na linha de Midosuji marcou a posse da rede de metrô e ônibus de Osaka pela iniciativa privada. As operações foram assumidas pela Osaka Metro Co. que deve realizar investimentos nos trens e estações. A empresa será presidida por Hideaki Kawai, 63 anos, ex-executivo da gigante de eletrônicos Panasonic Corp.

A Metro Osaka Co. assume também todas as linhas de ônibus da cidade, muitas das quais estavam operando com prejuízo e poderiam ser extintas pela Agência Municipal de Transporte de Osaka. Para isso, foi criada a subsidiária Osaka City Bus. O compromisso é não extinguir as linhas atuais por dez anos após a assinatura dos contratos, que ocorreu no domingo. O processo de privatização dos serviços de ônibus e metrô foi polêmico em Osaka, tendo início na gestão de Toru Hashimoto frente à prefeitura, que não conseguiu concluir o projeto devido à oposição.

Somente depois da cláusula aprovada pela Assembleia Municipal de Osaka, de que todas as ações da nova empresa fossem de propriedade do Governo Municipal de Osaka, é que o atual prefeito, Hirofumi Yoshimura, conseguiu privatizar os serviços de ônibus e metrô. Mais cidades do Japão consideram conceder linhas de metrô, trens e ônibus à iniciativa privada.

*conteúdo originalmente publicado por Adamo Bazani no Diário do Transporte em 02/04/2018